O que ter em mente ao fazer networking

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O networking é parte fundamental para vendas crescentes e captação de novos clientes. Mas será que você pensa sobre isso do jeito certo?

Investir na sua rede de contatos, mais conhecida como networking, é uma ótima ideia. Quanto maior for essa rede, maior serão as probabilidades de gerar negócios e daí vem sua importância.

– Networking não é entregar cartões para qualquer pessoa. Esqueça isso.

– Procure feiras, reuniões ou eventos relacionados com a sua atividade.

– Vá até pessoas que considera referência na sua atividade e acompanhe a sua agenda. Uma dica é você, por exemplo, programar um alerta no Google para ser notificado sempre que elas tenham uma palestra agendada.

– Qualquer atividade social é boa para fazer networking. Lembra daquela história de que muitos negócios são fechados em campos de gulf? Então…

– Não force uma amizade. Seja natural, construa um relacionamento e invista nele.

– Gosta de escrever? Que tal montar um blog com alguma reflexão sobre o seu ramo de atividade, escrever artigos e enviar para pessoas da sua área por e-mail?

– Não seja aquele “puxa-saco” de primeira. Elogie, respeite e saiba de comportar perto de algum expert da sua área.

– Disponibilize-se a ajudar, antes mesmo de pedir ajuda.

– Saiba ouvir o seu interlocutor. Fala demais pode ser um problema. Ouvir é importante.

Entenda que o networking é uma rede de relações que tem de continuamente ser alimentada. Procure novos contatos, guarde cartões de visita e tente sempre participar de conferências na sua área. Mantenha-se ativo e de olho em tudo relativo ao seu trabalho, atualizando-se na internet com blogs e sites especializados.

Foto: Veterans Today Money

Últimos modificados: 23 de julho de 2016

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