Produtivo x Ocupado

776

No segundo capítulo dessa série onde analisamos o real significado de palavras semelhantes, trazemos para reflexão o que realmente somos: produtivos ou ocupados?

Inúmeras vezes, pelo fato de estarmos muito ocupados em nosso dia a dia, nos esquecemos de analisar se o que está nos deixando ocupados tem realmente um efeito produtivo.

Enquanto ocupado significa estar o tempo todo fazendo algo, produtivo significa que você produziu resultados com aquilo que ocupou seu tempo.

Quantas vezes no final de um dia você está cansado por todos os seus afazeres porém frustrado pelo seu dia não ter tido o rendimento que esperava? Mais do que se ocupar com suas tarefas, o ideal é organizar-se para ocupar seu tempo de maneira inteligente, tal que o resultado das suas tarefas seja o aumento de sua produtividade.

Você, empresário, já se questionou se não anda se ocupando demais com coisas de menor importância e esquecendo-se de dar a devida atenção à outras, o que pode estar prejudicando a produtividade de sua empresa como um todo? Reclama do seus colaboradores sem contudo observar se os mesmos estão sendo produtivos?

O que propormos com todas essas indagações são as conclusões que se deve chegar ao comparar sua ocupação com sua produtividade, sua eficiência com sua eficácia, enfim, suas atitudes.

Um bom exemplo é o do vendedor que reclama que sua área de atuação é muito grande e que não consegue dar conta de atender a todos os clientes.

Será que esse vendedor tem um planejamento de rota realmente eficaz que otimize suas visitas e o torna mais produtivo em seus pedidos? Ou ele é o tipo de vendedor que está sempre ocupado visitando seus clientes, sem utilizar nenhum critério quanto à sua rota? Ele com certeza está sendo eficiente em visitá-los porém com resultados sempre abaixo do esperado, ou seja, a sua eficiência está em alta porém a sua produtividade em baixa.

Planejar o tempo é essencial, já que não podemos aumentar a quantidade de horas do dia. Dividir de maneira inteligente as tarefas dentro dele e dando a cada momento somente a energia necessária é a receita ideal para alcançar a produtividade pretendida.

O empresário americano Chase Jarvis traduziu essa necessidade de planejamento em um método onde ao invés de permanecer focado durante as 8 horas do seu dia, ele o dividiu em 4 blocos de acordo com a necessidade dele. Começando o dia de trabalho às 07:00 e terminando às 16:00, com os intervalos que achava devidos. A ideia dele não foi inédita, pois inspirou-se em Benjamin Franklin que já no século XVIII se preocupava com isso e que também fez sua planilha contemplando tarefas e intervalos. Ambos empreendedores, cada um na sua época.

Se no século XVIII homens de visão já se preocupavam em planejar seu tempo para melhor aproveitá-lo, por que você ainda não? Atualize-se!! Faça você mesmo a sua planilha diante das suas necessidades diárias e veja sua produtividade crescer com eficácia.

Últimos modificados: 12 de dezembro de 2016

9e8e408b44a353564244706676a61067-us13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *