Como driblar a procrastinação?

466

Você está no grupo de pessoas que praticam o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois? Essas atitudes podem prejudicar (e muito!) o seu desempenho. Para te ajudar, nós do QVend reunimos algumas soluções comprovadas pela ciência que prometem te ajudar a eliminar o estresse causado por aquele famoso “depois eu faço”.

 1- Conheça você mesmo

Em primeiro lugar, você deve saber quais são os pontos negativos que te levam a procrastinação. O conhecimento te ajuda a entender a causa desse hábito, sendo assim, fica mais fácil tratar.

2- Programe-se

Uma das principais soluções, sem dúvida, é saber gerenciar o seu tempo. Calcule quanto tempo você demora para fazer determinada tarefa e baseia-se nele para executar o que precisa.

3- Seja comprometido

Se você não se comprometer com as suas tarefas, quem é que vai? Faça uma lista com os afazeres que precisa executar e, ao final do dia, risque o que você concluiu.

4- Trabalhe em ambientes produtivos

Procure trabalhar em locais que te proporcionam o relaxamento e a concentração. Desapegue das coisas que só servem como distrações.

5- Mude o modo de ver o trabalho

Esqueça o prazo de entrega do resultado final e pense no prazer que executar a tarefa te proporciona. Focar no que interessa deixa o trabalho menos intimidante.

6- Seja o seu maior motivador

Todo mundo conversa com si próprio, né? Faça isso sempre que se sentir desmotivado. Troque as palavras negativas pelas positivas e se encoraje a alcançar as suas metas.

7- Divida as tarefas

As tarefas grandes parecem menores quando são divididas. Deixar o trabalho dinâmico é a melhor forma de realizá-lo com calma. Não se pressione.

8- Seja realista

Você consegue fazer cinco tarefas durante o período de trabalho? Não agende 10. Além de não fazer sentido, isso serve apenas para você se autossabotar. Trace metas realistas.

9- Tenha uma agenda

Anote todas as tarefas que você precisa executar e não tenha medo de desmarcar alguma atividade. Você precisa de uma agenda flexível e de um bom tempo para fazer atividades que te dão prazer, como jogar bola ou fazer Yoga.

10- Esteja preparado

Para não ser pego de surpresa, liste os possíveis erros para realizar determinada tarefa e busque soluções. Se algo der errado, você já vai saber como resolver e bola para frente.

11- Recompense o seu desempenho

Que tal criar um sistema de recompensas para si próprio? Assim, você reforça o seu esforço e celebra tarefas bem-sucedidas.

12- Perdoe a si mesmo

Não seja tão duro consigo mesmo. Erros servem para aprendizagem e tudo que acontece no processo é válido. Tire o lado bom da situação e evolua para obter resultados melhores futuramente.

Lembre-se: a melhor forma de driblar a procrastinação é acreditar em si mesmo. Seja realista com os seus objetivos e viva apenas o presente.

Últimos modificados: 19 de janeiro de 2017

9e8e408b44a353564244706676a61067-us13

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *